O desastre do STCW (ou CBSN)

setembro 26, 2015 às 2:22 am | Publicado em Uncategorized | 2 Comentários

cbsn1

Para quem chegou agora e não sabe o que é STCW, agora no Brasil mais conhecido como CBSN, nada mais é do que o certificado reconhecido internacionalmente e exigido para que nós, tripulantes não-aquaviários, possamos prestar serviços em embarcações. Para o meu desespero, essa coisa vence com cinco anos, o que para mim seria muito justo se você ficasse um tempo sem embarcar, e para relembrar fizesse o curso outra vez. Para mim que passei os último cinco anos embarcada foi uma perda de tempo, dinheiro e paciência.

Logo que desembarquei, em agosto, sabia que teria apenas 2 meses de férias, e que o certificado normalmente leva 30 dias para sair. Como também tinha que renovar o passaporte, corri para resolver essas coisas na minha primeira semana de férias. Passaporte agendado e curso em andamento, fiquei mais tranquila. O passaporte saiu muito antes do previsto, o que foi uma benção, mas eu não contava com a demora no certificado do CBSN.

Com apenas 2 semanas depois do término curso, que são apenas cinco dias de aulas práticas e teóricas de salvatagem, combate a incêndio e primeiros socorros, começaram a pipocar na internet pessoas reclamando da demora da expedição do certificado. Detalhe: SOMENTE NO RIO DE JANEIRO.  Muita conversa, muito grito, muita bateria de celular depois, descobrimos que o atraso está na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, que está com mais de quatro meses de certificados de todos os tipos, navios e plataformas, empilhados e acumulando poeira. O porque, ninguém sabe.

Eu estou comendo as unhas e os dedos de nervosismo, pois a minha data de embarque se aproxima e nenhuma boa notícia chega. Então ontem tomei a decisão de contratar um advogado para evitar o atraso no meu embarque. Como eu já contei aqui, fui promovida uma outra vez, e agora ocupo uma posição que tem apenas uma por barco. A pessoa que eu vou substituir está contando que vai sair de férias no dia em que eu chegar. Se eu não puder ir, vão mandar outra pessoa e eu ficarei em casa chupando o dedo e vendo o dólar alcançar os céus, esperando uma recolocação em outro barco.

Tá pensando que é mole? Como somos prestadores de serviço, temos que contar com a gente e nada mais. Infelizmente somos apenas um número para as cias, e se você não está disponível na data que eles desejam, eles procuram alguém que esteja, e você vai para o fim da fila. Então melhor correr atrás agora do que esperar pra ver o que acontece. Espero sinceramente que meu advogado, a Shelter (empresa que me deu o curso) e a Capitania entrem em um acordo e eu possa ter em mão meu certificado para poder embarcar na data prevista.

A lição coleguinhas é não deixa correr frouxo, que no fim quem se fode é você.

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Boa tarde,Marina!
    Você poderia dar um retorno sobre como ficou a questão do certificado?
    Estou na mesma situação e se o advogado for confiável mesmo,poderia indicar?
    Grata!
    Abraços.

    • Amada, ainda estou esperando. Amanhã devo ter notícias novas. Qualquer novidade posto aqui. Mas não deixe barato, corra atrás dos seus diretos!


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

