O desastre do STCW (ou CBSN)

setembro 26, 2015 às 2:22 am | Publicado em Uncategorized | 2 Comentários

cbsn1

Para quem chegou agora e não sabe o que é STCW, agora no Brasil mais conhecido como CBSN, nada mais é do que o certificado reconhecido internacionalmente e exigido para que nós, tripulantes não-aquaviários, possamos prestar serviços em embarcações. Para o meu desespero, essa coisa vence com cinco anos, o que para mim seria muito justo se você ficasse um tempo sem embarcar, e para relembrar fizesse o curso outra vez. Para mim que passei os último cinco anos embarcada foi uma perda de tempo, dinheiro e paciência.

Logo que desembarquei, em agosto, sabia que teria apenas 2 meses de férias, e que o certificado normalmente leva 30 dias para sair. Como também tinha que renovar o passaporte, corri para resolver essas coisas na minha primeira semana de férias. Passaporte agendado e curso em andamento, fiquei mais tranquila. O passaporte saiu muito antes do previsto, o que foi uma benção, mas eu não contava com a demora no certificado do CBSN.

Com apenas 2 semanas depois do término curso, que são apenas cinco dias de aulas práticas e teóricas de salvatagem, combate a incêndio e primeiros socorros, começaram a pipocar na internet pessoas reclamando da demora da expedição do certificado. Detalhe: SOMENTE NO RIO DE JANEIRO.  Muita conversa, muito grito, muita bateria de celular depois, descobrimos que o atraso está na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, que está com mais de quatro meses de certificados de todos os tipos, navios e plataformas, empilhados e acumulando poeira. O porque, ninguém sabe.

Eu estou comendo as unhas e os dedos de nervosismo, pois a minha data de embarque se aproxima e nenhuma boa notícia chega. Então ontem tomei a decisão de contratar um advogado para evitar o atraso no meu embarque. Como eu já contei aqui, fui promovida uma outra vez, e agora ocupo uma posição que tem apenas uma por barco. A pessoa que eu vou substituir está contando que vai sair de férias no dia em que eu chegar. Se eu não puder ir, vão mandar outra pessoa e eu ficarei em casa chupando o dedo e vendo o dólar alcançar os céus, esperando uma recolocação em outro barco.

Tá pensando que é mole? Como somos prestadores de serviço, temos que contar com a gente e nada mais. Infelizmente somos apenas um número para as cias, e se você não está disponível na data que eles desejam, eles procuram alguém que esteja, e você vai para o fim da fila. Então melhor correr atrás agora do que esperar pra ver o que acontece. Espero sinceramente que meu advogado, a Shelter (empresa que me deu o curso) e a Capitania entrem em um acordo e eu possa ter em mão meu certificado para poder embarcar na data prevista.

A lição coleguinhas é não deixa correr frouxo, que no fim quem se fode é você.

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Boa tarde,Marina!
    Você poderia dar um retorno sobre como ficou a questão do certificado?
    Estou na mesma situação e se o advogado for confiável mesmo,poderia indicar?
    Grata!
    Abraços.

    • Amada, ainda estou esperando. Amanhã devo ter notícias novas. Qualquer novidade posto aqui. Mas não deixe barato, corra atrás dos seus diretos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: